“Surf na Neve” é, talvez, a melhor definição para snowboard, um desporto de inverno que tem conquistado até as terras mais quentes do planeta… A palavra snowboard significa, traduzindo à letra,”prancha para neve”, surgindo – tal como aconteceu com o Skate na década de 70 – pela mão dos surfistas, que neste caso aplicaram técnicas semelhantes às utilizadas no Surf, só que na neve.
O Snowboard apareceu no início dos anos 80 na Califórnia e é actualmente um dos desportos com maior crescimento em todo o mundo. A maior prova disso foi o próprio reconhecimento pelo Comité Olímpico Internacional desta modalidade para os Jogos olímpicos do Japão em 1998.
Por exemplo, em 1996 foram vendidas 1.270.000 pranchas e pensa-se que existam cerca de 6 milhões de praticantes, espalhados pelos cinco continentes. Outra curiosidade desta modalidade é que existem muito mais locais para a sua prática do que se imagina. O Hawaii é um exemplo disso: os seus picos altíssimos e seus vulcões desativados são um paraíso para os surfistas da neve…
Em todas as montanhas com neve relativamente fofa (powder) é possível deslizar utilizando obstáculos naturais (vales, árvores, penhascos, pedras cobertas de neve, etc), descer nas pistas onde a neve é assentada por tratores e em pistas onde os tratores constróem obstáculos de neve para saltar e “voar” (half-pipes e rampas).
Isso em qualquer estação de ski e snowboard ou em qualquer montanha nevada no planeta (vulcões extintos, Alasca, Tibete … Antártica). O gelo dificulta um pouco mais a prática deste desporto, o que acontece normalmente durante as manhãs frias, quando não tenha nevado ultimamente – nessa altura para os iniciados o melhor é deixar o sol derreter um pouco o gelo.
O acesso às pistas nas estações de ski e snowboard é feito normalmente através de teleféricos. Depois que se está lá em cima, o objectivo é descer. Para isso, existem alguns estilos diferentes:
O freeride (descida livre) é a forma que o homem e a neve mais se unem à natureza, fora das pistas e até mesmo fora das estações. Nas competições, este estilo é chamado extreme (extremo).
O freestyle (estilo livre) é praticado com obstáculos naturais e em pistas com obstáculos feitos para saltos, onde os snowboarders fazem manobras como no skate (aéreos, 540º ,etc) só que com uma vantagem: a prancha é presa nos pés por uma bota de snowboard. Esse é o estilo de maior semelhança ao surf.
Existem ainda os racers (corredores) que descem nas pistas assentadas com pranchas especiais para velocidade e sempre competem em provas de slallom (zig-zag entre bandeiras).
Em Portugal a prática do Snowboard está naturalmente limitada à Serra da Estrela, contudo, bem perto de Madrid, na Serra Nevada é possível encontrar muito boas condições para começar a praticar este desporto de inverno.
É aconselhavel a realização de um curso de iniciação, a partir do qual o recém praticante receberá as noções básicas de como deslizar montanha abaixo, adquirir uma boa posição sobre a prancha (uma posição relaxada e com a vista sempre posta para o sítio onde se pretende ir – nunca para os pés!), aprender a curvar, etc.
Com uma instrução de alguns dias e uma prática simples, qualquer pessoa adquire rapidamente as noções básicas para começar a tirar partido da montanha, com uma prancha agarrada aos pés.
Normalmente as instâncias de desportos de Inverno têm boas infraestruturas de apoio, escolas e aluguer de material. Nós aconselhamos a realizar esta primeira experiência com material alugado e com recurso a um instrutor.
Os custos para uma semana numa instância de Inverno podem variar entre os 50 e os 100 Contos, com o alojamento, transportes, aluguer de material e curso de formação, sendo importante marcar a estadia com bastante antecedência (2 a 3 meses), dada a crescente procura. A ideia que os desportos de neve são um luxo caro é cada vez mais distante da realidade, uma vez que em Espanha os custos de alojamento são razoavelmente baixos, sobretudo se compararmos com outras actividades realizadas pelos praticantes de actividades de ar livre.
SITES:
http://www.twsnow.com
Revista de snowboard com mapas das estações, fotos alucinantes e várias matérias sobre o SnowBoard.
http://www.burton.com
Fábrica de pranchas, botas, e todos os equipamentos de snowboard. Inclusive tem um guia de escolha da prancha ideal.
http://www.skiin.com
Sobre estações de esqui na Europa.
http://www.isf.net
International Snowboard Federation, fotos, animações, calendário de competições e ranking mundial.
José Miguel Barros