O Sítio da Aventura e das Actividades de Ar Livre
Grupo 94 Associação Escoteiros de Portugal
Em Destaque     Outros Artigos  
 

Poupar e cozinhar

Poupar é necessário, e pode ser prático e divertido. Aqui vamos-te mostrar como inovar os teus métodos culinários, fazendo-os de forma ecológica. São três tipos de fornos e fogões que proporcionam alternativas, aos antigos métodos da cozinha de ar livre.

Á prova de vento

Como cozinhar a lenha, poupando tempo e madeira!? Eis uma maneira fácil, com material 100% reciclado. Basta termos duas latas de tamanhos diferentes, recortar um quadrado na face de cada uma das latas, em que a aresta superior do quadrado fique à mesma distância do bordo superior nas duas latas. É recomendável o uso de luvas grossas para esta operação de modo a evitar cortes. Agora com um martelo e um prego abrem-se três furos equidistantes a cerca de 1 cm do bordo superior das latas. Na lata pequena fura-se o fundo, para que as cinzas não se acumulem na fornalha. Coloque a lata mais pequena dentro da grande e prenda as duas com um pedaço de arame, atravé dos furos anteriormente executados. Temos o nosso fogão à prova de vento pronto, é só colocar a lenha lá dentro e pôr o tacho em cima.

 

 

Fogão Solar

Deixe-se de trabalhos e preocupações naqueles dias solarengos, em que todos se divertem e você está de serviço na cozinha. Ponha o SOL a trabalhar e divirta-se. Com este fogão só temos de preparar a refeição pôr no tacho, e deixá-la no fogão 2 a 3 horas (dependendo do sol que está) e passar o resto da manhã à vontade.

 

Forno de Brasas

O que fazer com as brasas da fogueira? Das muitas utilizações que lhe podemos dar, esta é bastante interessante e permite fazer uns bons bolos em campo. Para tal, faz-se um buraco no chão com cerca de 70 cm de profundidade e 60 cm de largura; no fundo do buraco pomos um, assado, cozido, carne para estufar, ou um belo bolo, devidamente acondicionado e com tampa de preferência. Em seguida poêm-se brasas até cobrir o tacho e tapa-se o resto do buraco com terra. Em cerca de uma hora, hora e meia fica pronto a comer. Desta forma aproveitámos grande parte da matéria resultante da nossa fogueira, tendo em conta o ambiente e o nosso estômago.

Tiago Fonseca

 
   

 

 

Pano para mangas - cozinhar a todo o gás  
 

Estufa

Muitas vezes quando se cozinha em campo, o gás e a força dos queimadores não é aproveitada ao máximo. Desta forma demoramos mais tempo a cozinhar e gastamos mais gás, o que é mau para o ambiente (má gestão de recursos) e pior para as nossas carteiras.
Artigo Completo

 

  Kit de Sobrevivência

O kit de sobrevivência pode ser uma das peças de equipamento mais útil. O seu conteúdo pode variar, tendo em atenção o tipo de terreno para onde vamos, mas existe uma constituição base como se pode observar na figura. O kit é de fácil utilização e não é caro, pode caber numa caixa de tabaco.
Artigo Completo
 

  Saber beber - água

De todos os elementos de sobrevivência, a água é o mais importante. Sem água não existe vida, deste modo é crucial saber onde encontrar e como fazer água em situações extremas.
Artigo Completo
 

 

 

Canais: Actividades | Equipamento | Técnicas Úteis | Ambiente | Internet | Bibliografia
Sobre nós: Redacção | Grupo 94 Escoteiros de Portugal | Contactos

Design: 1 Minuto de Fama