O Sítio da Aventura e das Actividades de Ar Livre
Grupo 94 Associação Escoteiros de Portugal
Eco-Dicas     Outros Artigos  
 

Se queres ser um cidadão ecológico e não sabes como sobreviver ao consumismo da selva urbana, poderás encontrar aqui algumas respostas.

- Se não sabes o que fazer aos pacotes quando os vais deitar para o eco-ponto, pois o simples espalmar não resulta, segue as nossas instruções e descobre um forma eficaz de dobrar qualquer pacote sem que este ocupe muito espaço.

1. Lava sempre tudo o que colocares para reciclar. Tudo o que vai para os Eco-pontos é sujeito a um processo de triagem feito por pessoas e à mão. Isto significa que as condições de trabalho por si só não são muito agradáveis. Podemos minimizar certos odores com um gesto simples como o lavar as embalagens antes.

 

2. Levanta as abas do pacote, mas só as da parte superior (fig. 2).

 

 

 

3. Espalma o pacote como indicam as figuras 3.

 

 

 

 

 

 



4. Dobra as abas laterais para trás.

 

 

 

 

 

5. Dobra o pacote e prende-o na zona inferior de forma a que este não se solte. Desta forma ocupa menos espaço e não se corre o risco do pacote abrir.

 

6. E eis o resultado final!!

 

 

 


- Diminui os teus gastos de electricidade e farás baixar o nível de CO2 produzido pelas centrais eléctricas

- Uma forma de ajudar a proteger a camada de ozono é assegurarmo-nos de que, ao comprarmos um frigorífico novo, ele é um dos recentes modelos com o mínimo de CFCs.

- Uma maneira de ajudares é assegurares-te de que a tua casa é energeticamente eficiente de modo a aproveitar ao máximo a energia "indispensável" consumida.

- Se vais comprar artigos de toilette (sabonete, sais de banho, etc.), dá preferência aqueles que trazem no rótulo "Cruelty free".

- Quando fores ao supermercado tenta usar, e se possível reutilizar, sacos biodegradáveis (Ex: papel ou pano) em vez dos usuais sacos de plástico que demoram uma eternidade a degradarem-se naturalmente.


Da palavra à acção:

- Dá preferência a embalagens de vidro. Permite infinitas reciclagens e não se decompõe na natureza. Das embalagens usadas pela industria, são consideradas das mais ecológicas, desde que não desperdiçadas no lixo.

 

- Procura produtos que tenham escrito "Not tested on animals" (Não testado em animais). Segue uma lista de empresas que não fazem testes em animais dá preferência a essas empresas.

Almay (Revlon) Amway Aramis, Inc. (Estée Lauder)
Amitée Cosmetics, Inc. Avon Carlson Laboratories
Chanel, Inc. Christian Dior Clarins of Paris
Clinique Labs. Lancôme Donna Karan Beauty Co. (Estée Lauder)
Garnier (L'Oreal) Norelco Gucci Parfums (Wella)
Nivea (Beiersdorf) Revlon L'Oreal (Cosmair, Maybelline*,Lancôme)
Ralph Lauren Fragances Victoria Secrets  

* indica que a empresa parou com os testes em animais, mas ainda está sob investigação.


- Prefere pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema e à saúde das pessoas.

- Dá preferência à utilização de produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilizes aerosóis que contenham clorofluorcarbonetos (CFC), pois estes contribuem para a destruição da camada de ozono.

- Troca regularmente o óleo do carro e utiliza um filtro anti-poluente no escape.

- Separa papéis, vidros, latas e plásticos, para serem reciclados. Com isto estás a ajudar a diminuir o lixo acumulado e a obtenção de matéria prima sem que se precise extrair do meio ambiente.

 
   
  Eco-Tricas  
 


Dizem que a curiosidade matou o gato, mas de quê? Terá sido de susto? Descobre isto e muito mais sobre o que nos rodeia.
Artigo Completo

 
   
  Co-Incineração  
 

Para a maioria das pessoas que vivem perto de uma cimenteira, expostas à sua poluição, a ideia da queima de resíduos perigosos na parte de trás dos seus quintais é assustadora.
Notícia Completa

 
   
   
  Impacto da escalada no meio ambiente

Para a maior parte dos escalado-res as noções básicas de respeito ambiental estão bem presentes ao escalarem uma parede. Mas qual é de facto o impacto da escalada no meio ambiente?
Artigo Completo
 
   
 

Canais: Actividades | Equipamento | Técnicas Úteis | Ambiente | Internet | Bibliografia
Sobre nós: Redacção | Grupo 94 Escoteiros de Portugal | Contactos

Design: 1 Minuto de Fama